A AIRO e os seus associados acreditam que a educação e a formação especializada são o melhor meio de garantir a eficiência, a produtividade e a competitividade das instituições. Investir nos recursos humanos, proporcionando oportunidades de qualificação e especialização, é uma maneira inteligente de assegurar a adesão de todos os colaboradores aos valores da Instituição.
A Universidade Fernando Pessoa, como instituição de ensino superior, possui as competências necessárias para conceber planos de formação devidamente adaptados ao perfil dos destinatários e aos objectivos estratégicos e especificidades dos sectores de actividade onde se inserem os associados da AIRO.
Sendo as Universidades Corporativas o modelo mais usual de educação corporativa e treino das empresas / instituições têm como missão formar e desenvolver os talentos humanos na gestão dos negócios, disponibilizando ofertas educativas, alinhadas com as estratégias organizacionais.
Considerando o interesse de que se reveste o estreitamento das relações técnico-científicas e de cooperação universidade/empresas, a necessidade de promoção e estimulo do progresso cientifico e a aplicação das melhores práticas à realidade empresarial a que acresce a importância da capacitação de recursos humanos, no sentido de melhorar a qualidade e produtividade organizacional pela oferta de cursos universitários de especialização, extensão e pós-graduação, a Universidade Fernando Pessoa e a AIRO, decidiram celebrar um protocolo de Cooperação neste âmbito.
Tendo presente a estrutura empresarial e a evolução da economia local, é objectivo desta cooperação promover e elevar o nível de competências profissionais, a investigação e a inovação em ambiente empresarial.
Como exemplo de modelos de desenvolvimento comparáveis com a situação da região Oeste foram consideradas as regiões de Limoges e Vichy – a primeira pela dinamização do sector da cerâmica e sua reconversão; a segunda pela via do termalismo e o impulso que foi dado, no sentido da sua reabilitação e reconversão como agentes dinamizadores de desenvolvimento.
Face ao sucesso dos projectos implementados nas regiões acima referidas considera-se da maior oportunidade a sua associação às iniciativas que vierem a ser implementadas no âmbito da intervenção para o desenvolvimento socioeconómico da região Oeste.
Analisadas as necessidades da região e a acção impulsionadora de desenvolvimento regional que este Projecto poderá significar, foram enquadradas as áreas de investigação que constituirão a Oferta Formativa da Universidade Corporativa UC-UFP/AIRO.
Para a concretização do Projecto Doutoramentos Financiados em Ambiente Empresarial, foram estabelecidas as seguintes fases:
-
Estabelecer as prioridades de investigação, tendo em vista o seu contributo para o desenvolvimento da região Oeste; -
Definir as áreas de conhecimento sobre as quais irá ser promovida a Oferta Formativa; -
Seleccionar as empresas que eventualmente poderão estar receptivas e disponíveis para colaborar neste Projecto; -
Seleccionar os especialistas a afectar a cada área de investigação que irão ser os interlocutores local e constituir o suporte para a concretização de cada projecto de investigação; -
Abordar as empresas seleccionadas para o Projecto, formalizando o convite à sua cooperação e envolvimento no Projecto; -
Agendar uma reunião das empresas seleccionadas com os membros deste GT, a fim de proceder aos esclarecimentos necessários à sua aceitação e motivação para o Projecto.~ -
Estabelecer com essas empresas o Plano de Acções a desenvolver no âmbito desta Oferta Formativa (doutoramentos financiados pela FCT).
Oferta Formativa da Universidade Corporativa UFP/AIRO
Considerando os pressupostos anteriores quanto à Oferta Formativa da UC-AIRO/UFP, tendo presente seu contributo para o desenvolvimento da região em apreço, foram fixadas as áreas de investigação que a seguir se enumeram, tendo em vista a implementação de programas de doutoramento.
Programas de Doutoramento financiados pela FCT:
-
Turismo - Marketing das Cidades: Atendendo às iniciativas locais e regionais no âmbito do turismo que têm vindo a ser desenvolvidas pelas entidades da área abrangida pelo Projecto e detectadas algumas das lacunas existentes, foi constatada a necessidade duma investigação mais profunda nesta área, de modo a permitir a implementação de acções mais coerentes e inovadoras. -
Termalismo/Saúde e Bem-estar: Atendendo à vocação histórica da região das Caldas da Rainha para o termalismo e a necessidade de impulsionar as actividades que integrem o termalismo como factor decisivo para a saúde e bem-estar social, foi considerado oportuno definir como prioritária esta área de investigação. -
Indústria Cerâmica: Analisado o tecido empresarial que desenvolve actividade nesta indústria na região Oeste e constatado seu progressivo declínio. -
Indústria Alimentar: Face à relevância desta actividade na região, foi considerado oportuno integrar a indústria alimentar neste Programa de Doutoramentos financiados pela FCT.
A par das áreas globais apresentadas serão abrangidas outras áreas que se verifiquem potencializadoras de conhecimento e para o desenvolvimento económico-social da Região Oeste.
|