Detalhe da Notícia

Academia de Empreendedores da Região Oeste
Empreendedorismo
Academia de Empreendedores da Região Oeste
Na sequência da 4ª Edição da Academia de Empreendedores da Região Oeste, realizado anualmente entre a Associação Industrial da Região Oeste (AIRO) e a Câmara Municipal de Caldas da Rainha, que decorreu no passado dia 22 de Maio, no Auditório do Edifício da Expoeste, vimos dar a conhecer os projectos finalistas e respectivas classificações.
Salientamos que esta iniciativa tem tido um sucesso crescente, tendo participado oito escolas e cerca de duas centenas de alunos dos 2º Ciclo, 3º Ciclo e Ensino Secundário, no ano lectivo 2009/2010. Foi com enorme satisfação que recebemos cerca de 70 planos de negócio, dos quais foram seleccionados treze projectos, para apresentação na cerimónia final.

Todos os projectos finalistas foram premiados, assim como a Escola Técnica Empresarial do Oeste como a escola “mais inovadora” e o Colégio Frei Cristovão como a escola “mais empreendedora”.

Acrescentamos ainda, que esta iniciativa se insere na Academia de Empreendedores da Região Oeste, onde se desenvolvem as seguintes actividades:
- “O meu 1º Cêntimo” – 2º Ciclo;
- “O meu 1º Euro” – 3º Ciclo;
- “O meu 1º Milhão – Ensino Secundário”;
- Promoção de Seminários de estímulo ao empreendedorismo em estabelecimentos de ensino da Região.

Resumidamente, os projectos finalistas apresentados pelos alunos, por ordem de classificação, foram os seguintes:

2º Ciclo – (“O Meu 1º Cêntimo”)

1º Classificado
Aluna: Carolina Santos
Negócio: Cintilante
Escola: EBI Stª Catarina
Ano/Turma: 5º A
Projecto: Candeeiro reciclável que fornece luzes de várias tonalidades com o objectivo de iluminar o quarto dos bebés, acalmando-os.

2º Classificado
Alunos: Miguel Felizardo, António Costa, Diogo Santos
Negócio: CostAlmeidaeSantos, Lda
Escola: EBI Stª Catarina
Ano/Turma: 5º C
Projecto: Eco pontos com sistema de trituração e condutas de ligação a centrais de reciclagem.

3º Classificado
Alunos: Ana Carolina Rocha, Joana Isabel Gomes, Pedro Félix
Negócio: Pantufas Relaxantes
Escola: Colégio Rainha D. Leonor
Ano/Turma: 5º C
Projecto: As pantufas servem para relaxar os pés, possuindo um sensor que, quando activado por um comando começa através de vibrações, a massajar os pés dos utilizadores.

4º Classificado
Aluno:
Miguel Caetano
Negócio: Carro Solar – Solcar
Escola: EBI Stª Catarina
Ano/Turma:
5º A
Projecto: Um carro que funciona a energia solar, com a particularidade de ter um GPS que permite introduzir as coordenadas do local de destino e um sensor que detecta a proximidade de outros veículos ou obstáculos evitando uma colisão. A viatura tem navegação automática não necessitando de condutor.

4º Classificado
Alunos:
Beatriz Barros, Mariana Rebelo
Negócio: M & B
Escola: EBI Stª Catarina
Ano/Turma:
6º A
Projecto: Dossier com vários compartimentos para guardar o material escolar, servindo de mochila composta por alças almofadadas.


3º Ciclo - (“ O Meu 1º Euro”)

1º Classificado
Aluno: Pedro Santos
Negócio: Ginásio Eco-eficiente
Escola: Colégio Frei S. Cristovão
Ano/Turma:
8º C
Projecto: O ginásio destaca-se pela adaptação de um gerador de energia através da utilização dos equipamentos existentes no mesmo. A ideia é conceber um ginásio eficiente que permita a incorporação de um sistema que capte a energia transferida pelos equipamentos e a transforme em energia útil para o próprio edifício.

2º Classificado
Aluno:
José Cunha
Negócio: CAFER
Escola: Escola Secundária Raul Proença
Ano/Turma: 9º C
Projecto: Recolha de borras de café que normalmente é lixo residual em estabelecimentos comerciais tais como pastelarias/restaurantes/bares, etc. As borras de café seriam utilizadas na produção de fertilizantes (elevadas quantidades de nitrogénio e potássio) e repelentes biológicos (a cafeína repele algumas pragas).

2º Classificado
Alunos:
Samanta Correia, Ana Inácio
Negócio: Poupe água!
Escola: Colégio Rainha D. Leonor
Ano/Turma: 7º E
Projecto: Criação de um sistema em que não se desperdice água fria enquanto se aguarda a saída de água quente, quando abrimos uma torneira. Para poupar água criar-se-ia um depósito de armazenamento com um termómetro no ralo do equipamento a utilizar e, quando a água aquece a válvula da água fria fecha-se passando a sair só água quente.

3º Classificado
Alunos:
Tiago Franco, Catarina Fernandes, Stephanie Bernardino, Luís Coito
Negócio: Renascer
Escola: Escola Secundária Raul Proença
Ano/Turma:
7º A
Projecto: Criação de uma empresa de lazer, na Mata das Mestras (Carvalhal Benfeito e Santa Catarina), onde se poderão organizar passeios guiados a pé ou de bicicleta, visitas de estudo, acampamentos, entre outros, reabilitando assim os espaços verdes.

3º Classificado
Alunos:
Pedro Beato, Danilo Medeiros
Negócio: Eco – Flame, Lda
Escola: Escola Secundária Raul Proença
Ano/Turma:
7º D
Projecto: Produção de acendalhas ecológicas, compostas por óleo vegetal e detritos de cortes e desbastes de pinhais e eucaliptais.

Ensino Secundário - (“O Meu 1º Milhão”)

1º Classificado
Alunos: Filipa Alexandra Jorge, Filipa Lages Paulo, Filipa Paulo Franco, Joana Pinho, Luís Ribeiro
Negócio: S.N.I.F.F.
Escola: Escola Secundária Raul Proença
Ano/Turma:
12º CT4
Projecto: Criação de uma fragrância emanada por cada cliente e a sua personalidade, procurando criar um perfume personalizado com o aroma ideal. A personalização não passa só pelo perfume em si mas também pela criação de frascos e do logótipo.

2º Classificado
Alunos:
Jessica Vasco, Joana Alves, Marta Costa, Soraia Sousa
Negócio: Economicaixa, Lda
Escola: Escola Técnica Empresarial do Oeste
Ano/Turma:
10º-1ºTG
Projecto: Criação de um recipiente de armazenamento de águas utilizadas. A base desse sistema é separar as águas do lavatório, banheira ou duche para posterior aproveitamento na descarga da sanita.

3º Classificado
Alunos:
John Robin Clark, Nuno Limão
Negócio: Classic Wave SurfCamp
Escola: Escola Técnica Empresarial do Oeste
Ano/Turma:
10º-1ºG
Projecto: Trata-se de um Suf Camp ecológico com habitações em madeira, equipadas com painéis solares, equipamentos de surf e bodyboard, professores qualificados e transporte próprio para várias praias ao longo da costa portuguesa.
 
 
 
 
 
 
 


26-05-2010
Voltar
AIRO - HOME